Um monstro que ajuda na luta contra a diabete


O maior lagarto dos EUA, o Monstro de Gila, é um dos únicos lagartos venenosos que existem no mundo atualmente. Pode ser encontrado no sudoeste americano e no deserto do México e, apesar de venenoso, parece não considerar o homem parte do seu cardápio. Os especialistas dizem que é fácil evitar o ataque do Monstro de Gila, pois o réptil é desajeitado, anda devagar e pode ser visto de longe. Seu corpo é coberto de escamas brilhantes, que formam desenhos em amarelo e preto


No início da década de 90, pesquisadores na área de diabetes descobriram que um hormônio do Monstro de Gila, chamado exendina-4, age de maneira similar ao hormônio digestivo encontrado em humanos, conhecido por GLP-1, mas com o benefício de durar por um tempo ainda maior no organismo. Nos humanos, o GLP-1 tem um papel crucial no controle da quantidade de glicose no organismo, algo diretamente afetado no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Com base nesta descoberta, foi desenvolvida uma versão sintética do hormônio do lagarto, chamada exenatida, cujo nome comercial é Byetta, para o tratamento do diabetes tipo 2. Desde que o Byetta foi lançado, em junho de 2005, mais de 1 milhão de pacientes diabéticos já se beneficiaram do produto.

Fonte: http://jornale.com.br/petblog/?p=1179

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Um monstro que ajuda na luta contra a diabete"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes