Por que os cangurus pulam?

Canguru

Os primeiros registros sobre o canguru remontam ao mercador holandês Francisco Pelsaert, cujo navio naufragou na costa australiana em 1629. Por volta de 1770, o animal já havia se tornado bem conhecido dos europeus. Diz a lenda que o nome "canguru" vem da expressão aborígene para "eu não sei", usada pelos nativos para descrever o fascinante animal ao capitão James Cook. Os primeiros cangurus cativos foram transportados de sua Austrália natal a Londres, em 1791, o que explica sua popularidade mundial.

Os cangurus vermelhos e cinzentos que conhecemos melhor são animais altos e peludos pertences à família dos Macropodidae, ou macropodídeos, que recebem o nome por seus grandes pés traseiros. Esses marsupiais, em companhia dos gambás e coalas, carregam seus filhotes em bolsas. Hoje, existem mais de 60 espécies na família macropodídeo, entre os quais os grandes cangurus vermelho e cinzento e o canguru almiscarado, que cabe na palma da mão.

Indícios fósseisque remontam a 25 milhões de anos revelaram que os ancestrais do canguru não saltavam. Naquela época, a maior parte da Austrália estava coberta por florestas tropicais, e os predecessores dos cangurus provavelmente se alimentavam de frutas e folhas, e eram capazes de galgar árvores. Uma espécie existente, o canguru das árvores, continua a habitar certas porções da selva tropical da Papua Nova Guiné. À medida que o clima do continente se aqueceu, as florestas tropicais foram substituídas por planícies secas e gramadas, o que levou os cangurus a adotar um modo de vida mais terrestre.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulo-canguru.htm

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Por que os cangurus pulam?"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes